Infectologia
Diretrizes Covid-19 para cuidados críticos em adultos
covid-hospitalar_10

Objetivo: Resumir as diretrizes rápidas para cuidados intensivos em pacientes com COVID-19.

O objetivo das diretrizes do Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados (NICE) é maximizar a segurança dos pacientes que precisam de cuidados críticos durante a doença de coronavírus 2019 (COVID-19).

Diretrizes rápidas para cuidados críticos em pacientes

  • Avaliar fragilidade: Para pacientes com 65 anos de idade, sem deficiências estáveis a longo prazo (por exemplo, paralisia cerebral), dificuldades de aprendizagem ou autismo, use a pontuação da escala de fragilidade clínica (CFS) para avaliação. Para pacientes com idade inferior a 65 anos, ou pacientes de qualquer idade com deficiências estáveis a longo prazo (por exemplo, paralisia cerebral), dificuldades de aprendizagem ou autismo, use uma avaliação individualizada da fragilidade e não use a pontuação do CFS. Comorbidades e condições de saúde subjacentes devem ser consideradas em todos os casos.
  • Tomada de decisão sobre admissão em cuidados críticos: A equipe de cuidados críticos deve estar envolvida em discussões sobre os riscos, benefícios e possíveis resultados das diferentes opções de tratamento e admissão em cuidados críticos para os pacientes.
  • Se a escala CFS for <5>
  • Escala CFS ≥5; paciente mais frágil: a adequação dos cuidados críticos é considerada. O gerenciamento inicial fora dos cuidados intensivos é recomendado nos casos em que os cuidados intensivos são adequados e não adequados.
  • Se os cuidados críticos forem considerados apropriados e a condição melhorar no gerenciamento inicial, os cuidados no nível da enfermaria serão aconselhados e, se a condição se deteriorar, o paciente deve ser encaminhado para os cuidados críticos.
  • Se o cuidado crítico não for considerado apropriado e a condição melhorar no gerenciamento inicial, é aconselhável o cuidado no nível da enfermaria, mas se a condição se deteriorar, o cuidado no final da vida é recomendado..

Referências: National Institute for Health and Care Excellence. COVID-19 rapid guideline: critical care in adults. 2020. Available from: https://www.nice.org.uk/guidance/ng159. Accessed on May 04, 2020.

Programas de Educação Continuada