Diretrizes rápidas do Covid 19: prestação de serviços de diálise

Objetivo: Comunicar as ordens para as unidades de diálise.

O objetivo das diretrizes do Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados (NICE) é maximizar a segurança dos pacientes em diálise, bem como proteger a equipe da Doença de Coronavírus 2019 (COVID-19).

Recomendações:

• Comunique-se com os pacientes. Peça a eles ou seus cuidadores que relatem quaisquer sintomas relacionados ao COVID-19 antes de sair de casa para as unidades de diálise. Minimize o acompanhamento presencial e incentive as telecomunicações, remessas domésticas de medicamentos para promover o distanciamento social.
  • Incentive os pacientes a irem sozinhos para a unidade e a minimizar o tempo na área de espera.
  • Siga as orientações sobre prevenção e controle para pacientes com COVID-19 diagnosticado ou suspeito.
  • Siga as orientações sobre investigação e gerenciamento clínico inicial para teste e isolamento de pacientes com sintomas de COVID-19 na apresentação.
  • Siga as orientações para prevenção e controle, incluindo informações sobre o uso de equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde envolvidos no recebimento, avaliação e atendimento de pacientes com COVID-19 conhecido ou suspeito.
  • Colaborar com os provedores de transporte para garantir o transporte dos pacientes de e para as unidades de diálise para garantir a continuidade no atendimento ao paciente e minimizar a infecção cruzada nos pacientes.
  • Triagem e teste de todos os pacientes para infecção conhecida ou suspeita por COVID-19. Preparar e revisar instalações para diálise e tratamento de pacientes em coortes com base em seu status COVID-19.
  • Estabelecer uma equipe operacional multiprofissional liderada por um executivo para apoiar o planejamento do COVID-19, equipe de contingência, fornecimento seguro de diálise e supervisão da equipe sênior. Desenvolva redes regionais com outros fornecedores locais ou regionais e compartilhe recursos limitados e melhores práticas.
  • Use consultas por telefone ou vídeo para reuniões, monitoramento remoto e acompanhamento de pacientes vulneráveis quando a capacidade da força de trabalho for reduzida. Priorizar pessoal seguro para serviços de diálise.
  • Continue e mantenha o fornecimento de diálise em casa. Avaliar a possibilidade de aumentar a diálise em casa para novos pacientes.
  • Ter protocolos acordados em unidades de diálise descrevendo restrições, recomendações de tratamento e avaliação de risco. Incentivar e apoiar o cuidado compartilhado com os pacientes e explicar-lhes a importância de permanecer com a unidade de diálise regular.

Referências: National Institute for Health and Care Excellence (NICE). COVID-19 rapid guideline: dialysis service delivery. 2020. Available from: www.nice.org.uk/guidance/ng160.