Manejo de paciente com neoplasia maligna hematológica
covid img  6

Manejo de paciente com neoplasia maligna hematológica

Objetivo: Comunicar diretrizes provisórias para o manejo seguro de pacientes com neoplasias malignas hematológicas.

A pandemia da doença por coronavírus de 2019 (COVID-19) trouxe desafios inéditos para o manejo ótimo de pacientes com neoplasias malignas hematológicas. Esses pacientes recebem rotineiramente terapias altamente mielotóxicas e linfotóxicas, frequentemente administradas com intenção curativa.

Estas diretrizes são recomendadas para equilibrar o risco de malignidade subjacente com o risco de infecção e mortalidade por COVID-19. Elas também têm o objetivo de minimizar a necessidade de atendimento hospitalar na esperança de um aumento comunitário esperado de pacientes infectados com COVID-19, embora reconheçamos que todos os pacientes com doenças precisam de cuidados, mesmo durante uma pandemia.

A seguir são apresentados alguns consensos gerais para o tratamento adequado de pacientes com neoplasia maligna hematológica:

• Considere abordagens de tratamento menos intensivas sempre que possível

• Para pacientes com múltiplos linfomas de Hodgkin refratários, o transplante alogênico de células-tronco hematopoiéticas deve ser evitado neste momento e os pacientes devem ser mantidos com os padrões atuais, incluindo brentuximabe vedotina e/ou inibidores de ligante de morte programado 1.

• Nenhuma evidência respalda a alteração ou suspensão de quimioterapia ou imunoterapia em pacientes com câncer ou submetidos a transplante de medula óssea (BMT)/transplante de células-tronco (SCT).

• Atualmente, não é recomendado suspender a terapia anticâncer ou imunossupressora crítica. Além disso, os pacientes de BMT/SCT podem ter imunossupressão prolongada, mesmo de interromperem a quimioterapia pós-transplante.

• Para pacientes em remissão profunda que estão recebendo terapia de manutenção, interromper a quimioterapia pode ser uma opção.

• Alguns pacientes devem mudar a quimioterapia de IV para terapias orais, o que diminuiria a frequência de visitas à clínica.

• Os pacientes devem ser informados sobre os sintomas da COVID-19 e treinados na lavagem adequada das mãos, mantendo a higiene e minimizando a exposição a contatos doentes e aglomerações.

Para diminuir os riscos de infecção por COVID-19 na população vulnerável de pacientes e equilibrar a utilização de recursos, o cuidado de pacientes com neoplasias hematológicas deve ser alterado. As áreas comuns incluem a utilização de esquemas orais e ambulatoriais, aumento das consultas por telemedicina e evitar ou omitir terapias conhecidas por estarem associadas a um maior risco de infecção viral.

Referências:

1. Percival, M., Lynch, R., Halpern, A., et al: Considerations for Managing Hematologic Malignancy Patients During the COVID-19 Pandemic: The Seattle Strategy JCO Oncol Pract DOI: 10.1200/ OP.20.00241

2.  COVID-19 Clinical Oncology Frequently Asked Questions (FAQs). Disponível em: https://www.asco.org/sites/new-www.asco.org/files/content-files/blog-release/pdf/COVID-19-Clinical Oncology-FAQs-3-12-2020.pdf. Acessado em 1 de maio de 2020