Manejo de pacientes com mieloma durante a pandemia de Covid-19
covid img 3

Manejo de pacientes com mieloma durante a pandemia de COVID-19

Objetivo: Comunicar diretrizes provisórias para o manejo com segurança de pacientes com mieloma.

Para evitar qualquer exposição adicional à doença por coronavírus 2019 (COVID-19), é necessário tratamento personalizado.

1. Terapia inicial - Nos primeiros 6 a 12 ciclos, use terapia tripla com bortezomibe, lenalidomida e dexametasona (RVD) seguida de terapia de manutenção com lenalidomida para pacientes que necessitam de tratamento e adicione bortezomibe (a cada 2 semanas) para pacientes de alto risco.
    1. Considerando o risco citogenético e outras comorbidades em pacientes idosos com mieloma, comece com RVD ou daratumumabe-Rd (DRd) e, se necessário, após obter a melhor resposta, continue apenas com Rd.
  2. Terapia de manutenção - Como o risco de recidiva é maior no mieloma, o tratamento não deve ser interrompido. Os pacientes podem receber lenalidomida por até 2 meses por vez, juntamente com acompanhamento por telemedicina e coleta de sangue em casa, conforme necessário, antes de iniciar um novo ciclo.
    1. Para pacientes de alto risco em manutenção com RVD, a terapia com RVD deve ser continuada, mas, se necessário, pode ser alterada para apenas Rd.
    2. Se um paciente tiver COVID, é aconselhável interromper a terapia de manutenção até a infecção se resolver.
  3. Minimizar as visitas alterando o tratamento - Prefira usar esquemas semanais e orais, conforme prescritos pelo seu médico.
    1. Durante a pandemia de COVID-19, os pacientes em esquema triplo podem continuar com esquemas orais duplos, especialmente aqueles com doença estável e com citogenética de risco padrão.
    2. Além disso, os pacientes que recebem bifosfonatos devem mudar para zometa a cada 3 meses. Para diminuir as visitas clínicas, possibilite o uso de laboratórios remotos, telemedicina e entrega de prescrição por correio.
  4. Pacientes elegíveis para transplante - O transplante de células-tronco (incluindo coleta e armazenamento de células-tronco hematopoiéticas/células progenitoras) pode ser suspenso durante o presente surto. A terapia de indução de RVD por 6 ciclos e até 12 ciclos deve ser continuada. No entanto, os pacientes já nesse processo devem continuar com a coleta de células-tronco, enquanto o transplante pode ser adiado com base no risco de complicações e nas questões de recursos necessários no ambiente hospitalar.

Referência:COVID-19 e mieloma múltiplo: Perguntas frequentes. Disponível emhttps://www.hematology.org/covid-19/covid-19-and-multiple-myeloma Acesso em 29 de abril de 2020.