Manejo de pacientes com mieloma múltiplo durante a pandemia de Covid-19
covid img 5

Manejo de pacientes com mieloma múltiplo durante a pandemia de COVID-19

Objetivo: Comunicar diretrizes provisórias para o manejo seguro de pacientes com mieloma múltiplo.

Para evitar qualquer exposição adicional à doença por coronavírus 2019 (COVID-19), é necessário tratamento personalizado para o manejo de pacientes de mieloma múltiplo:

1.Terapia inicial - Por 6 a 12 ciclos, use terapia tripla com bortezomibe, lenalidomida e dexametasona (RVD) seguida de terapia de manutenção com lenalidomida para pacientes que necessitam de tratamento e adicione bortezomibe (a cada 2 semanas) para pacientes de alto risco. Pacientes idosos com mieloma podem começar com RVD ou daratumumabe-Rd (DRd) e, dependendo do risco citogenético e outras comorbidades, após obter a melhor resposta, continue apenas com Rd.

2.Terapia de manutenção - Como o risco de recidiva é maior no mieloma, o tratamento não deve ser interrompido. Os pacientes devem continuar a usar lenalidomida por até 2 meses por vez, juntamente com acompanhamento por telemedicina e coleta de sangue em casa, conforme necessário, antes de iniciar um novo ciclo. Se um paciente tiver COVID-19, é aconselhável interromper a terapia de manutenção até a infecção se resolver. Para pacientes de alto risco em manutenção com RVD, a terapia com RVD deve ser continuada, mas, se necessário, pode ser alterada para apenas lenalidomida mais dexametasona.

3.Tente minimizar as visitas alterando o tratamento - Use esquemas semanais e orais. Durante a pandemia de COVID-19, os pacientes em esquema triplo podem continuar com esquemas orais duplos, especialmente aqueles com doença estável e com citogenética de risco padrão.

4.Ácido zoledrônico. A frequência da dosagem deve ser alterada para cada 3 meses ou a classe de medicamentos bifosfonados pode ser suspensa durante a pandemia. Para diminuir as visitas clínicas, possibilite o uso de laboratórios remotos, telemedicina e entrega de prescrição por correio.

Referência: COVID-19 e mieloma múltiplo: Perguntas frequentes. Disponível em: https://www.hematology.org/covid-19/covid-19-and-multiple-myeloma Acessado em1 de maio de 2020