Oncologia & Hematologia
Orientações para o tratamento de pacientes de uro-oncologia
covid img 8

Orientações para o tratamento de pacientes de Uro-oncologia

 

Objetivo: Diretrizes para o tratamento de pacientes de uro-oncologia.

Seguem algumas das medidas que podem ser tomadas para tratamento de pacientes de uro-oncologia durante a pandemia da doença por coronavírus de 2019 (COVID-19):

  1. Pacientes estáveis em terapia oral (por exemplo, abiraterona/enzalutamida) devem receber um suprimento de 3 meses. No entanto, pacientes estáveis com docetaxel não precisam ser vistos na clínica a cada ciclo. Podem ser confirmados dois ciclos de quimioterapia de cada vez.
  2. A adesão a um esquema de três semanas pode não ser possível para pacientes que já fazem quimioterapia (QT) com docetaxel. Portanto, recomenda-se intervalos no tratamento ou administração menos frequente (por exemplo, 4 ou 5 por semana).
  3. O fator estimulador de colônias de granulócitos deve ser adicionado em toda a QT.
  4. A priorização do cancelamento da QT para pacientes com câncer de próstata deve ser a seguinte:
  • Prioridade baixa - para pacientes com câncer de próstata sensível a hormônios que já estão em QT e pacientes com câncer de próstata resistente à castração e sensíveis a hormônios que ainda não iniciaram QT.
  • Prioridade média- para pacientes incluídos em estudo clínico com câncer de próstata resistente à castração que já iniciaram QT.
  • Alta prioridade (outros pacientes com câncer geniturinário) - para pacientes submetidos a QT de células germinativas testiculares e QT de bexiga neoadjuvante. Para imunoterapia da bexiga em pacientes que respondem ou novos pacientes positivos para ligante de morte programado 1.

Referências: Alonzi, R., Antoniou, G., Anyamene, N., et al. Guidance for treatment of uro-oncology patients during COVID-19 pandemic. Disponível em: https://www.rcr.ac.uk/sites/default/files/prostate-cancer-treatment-covid19.pdf. Acessado em 7 de maio de 2020

Programas de Educação Continuada