Proteção de pacientes com câncer contra SARS-CoV-2

Objetivo: Transmitir recomendações sobre como prevenir a infecção por COVID em pacientes com câncer.

Pacientes com câncer representam uma coorte vulnerável à infecção por coronavírus 2 (SARS-CoV-2) com síndrome respiratória aguda grave ou doença por coronavírus 2019 (COVID-19) e apresentam risco aumentado de complicações respiratórias graves e até morte.

As diretrizes foram projetadas e adotadas para proteger pacientes com câncer do SARS-CoV-2. As recomendações são aplicáveis a pacientes adultos com tumores sólidos. Para a população em geral, essas diretrizes devem ser consideradas complementares às regras padrão.

Diretrizes sobre proteção de pacientes com câncer contra a COVID-19

• Monitoramento atento: Pacientes com câncer têm risco aumentado de infecção por COVID-19 e são mais propensos a complicações respiratórias graves que exigem internação em unidade de terapia intensiva (UTI) em comparação com aqueles sem câncer. Portanto, pacientes com câncer devem ser cuidadosamente monitorados.
  • Minimizando a exposição à COVID-19: Nos departamentos de oncologia ou radioterapia, o contato entre pacientes com câncer e pacientes com COVID-19 deve ser minimizado o máximo possível. Os pacientes com COVID-19 devem ser isolados de pacientes com câncer e encaminhados para departamentos especializados para COVID-19. Os centros ambulatoriais de quimioterapia abertos devem incorporar medidas de separação, como espaço mínimo entre assentos, biombos e uso de máscaras pelos pacientes e pela equipe de saúde.
  • Limitação de atendimento hospitalar: A internação hospitalar de pacientes com câncer sem COVID-19 deve ser minimizada e o manejo em casa deve ser incentivado.
  • Descontinuação do tratamento sistêmico: Pacientes com câncer com COVID-19 devem interromper os tratamentos anticâncer sistêmicos até que seus sintomas se resolvam, seguindo critério do médico.
  • Promoção do manejo domiciliar: Medidas como incentivo à telemedicina e telefonemas, mudança de drogas intravenosas para drogas orais (quimioterapia e terapias hormonais), sempre que possível, e permissão para administração domiciliar de agentes anticâncer intravenosos e subcutâneos devem ser incentivadas. A frequência das internações hospitalares deve ser reduzida ajustando os esquemas posológicos (por exemplo, de administração semanal para a cada 3 semanas ou radioterapia hipofracionada) ou usando intervalos de tratamento em pacientes com câncer metastático de evolução lenta, a critério do oncologista.

Referência: Benoit, et al. The official French guidelines to protect patients with cancer against SARS-CoV-2 infection. Lancet Oncol. 2020. doi: 10.1016/S1470-2045(20)30204-7