Tratamento do câncer em pacientes durante infecção por Covid-19: uso de fatores de crescimento hematopoiéticos
covid-img-5

Objetivo: Comunicar mudanças nas diretrizes de profilaxia para pacientes com câncer durante a pandemia de COVID.

A rede National Comprehensive Cancer Network (NCCN) emitiu recomendações de curto prazo específicas para a doença para pacientes com câncer durante a atual pandemia de doença por coronavírus 2019 (COVID-19) no que diz respeito ao uso de fatores de crescimento hematopoiéticos.

Considerações sobre o tratamento do câncer especificamente no que diz respeito a problemas com o COVID-19

• Expansão do uso profilático do fator estimulador de colônia de granulócitos (G-CSF): Para minimizar o risco de neutropenia febril, deve-se considerar o uso profilático do fator estimulador de colônias de granulócitos (G-CSF). Isso ajudará a reduzir o número de casos em hospitais e pronto-socorros e dias de hospitalização.
  • Alteração do limiar para uso do G-CSF: O limiar para o uso de G-CSF com esquemas deve ser alterado de apenas com alto risco (risco superior a 20por cento de neutropenia febril) para risco intermediário (risco de 10por cento a 20por cento de neutropenia febril). O uso de G-CSF pode ser evitado ou descontinuado em casos como sintomas respiratórios ou infecção e na infecção confirmada ou suspeita por COVID-19, para evitar aumento da inflamação pulmonar ou risco hipotético de aumento de citocinas inflamatórias associadas a resultados adversos.
  • Conservação do suprimento de sangue: Limiar restritivo [níveis de hemoglobina (Hgb) abaixo de 7 g/dL] deve ser considerado para transfusão de hemácias. Para pacientes com condições cardiopulmonares ou outras comorbidades, o limiar para transfusão pode ser aumentado.
  • Ampliação do uso do agente estimulador da eritropoietina (ESA): Recomenda-se o uso da terapia ESA +/- suplementação com ferro intravenoso para controlar a anemia em pacientes com câncer que necessitam de transfusão de sangue. A administração de ESAs ou ferro pode coincidir com as consultas já programadas ou com a coleta de sangue. Recomenda-se a utilização da dose mais baixa de ESA (por exemplo, suspender ESA para Hgb 10 g/dL ou mais) para evitar transfusão, a fim de evitar um risco aumentado de trombose devido a ESAs.

Referência: The National Comprehensive Cancer Network. NCCN Short-Term Recommendations Specific to Issues with COVID-19 (SARS-CoV-2). Disponível em: https://www.nccn.org/covid-19/pdf/HGF_COVID-19.pdf. Acesso em 30 de abril de 2020.